01 junho 2009




"Alice : Poderia me dizer, por favor, qual é o caminho para sair daqui? Gato: Isso depende muito do lugar aonde você quer ir.Alice : Não me importa muito onde. Gato: Nesse caso, não importa por qual caminho você vá."
Esse pequeno diálogo entre Alice e o Gato, parte do livro Alice no País das Maravilhas, acontece quando ela se encontra numa encruzilhada, sem saber ao certo para onde ir. Ele sintetiza, de forma objetiva, momentos que passamos no mundo atual, sejam na empresa, na escola ou em pequenos negócios. É ao mesmo tempo reducionista e abrangente, porque nos apresenta de forma delicada o caos que existe entre o deixar-se levar ao sabor do acaso e o determinar aonde se quer chegar.
Neste aspecto, percebe-se claramente a necessidade de aprimorarmos nossos conhecimentos, possibilitando determinar aonde queremos chegar (para onde queremos conduzir nossos objetivos) e tomar as decisões pertinentes que, acreditamos, nos levará ao ponto desejado.
É com o intuito de proporcionar este conhecimento permeado de reflexão, partilha e crescimento que venho, através deste, oferecer momentos dinâmicos e criativos, com o objetivo de auxiliar no seu desempenho profissional e, consequentemente, sua organização, através de atividades como:



Assessoria educacional
"Em Família"



A família é a primeira instituição a exercer influência sobre o ser em desenvolvimento: o adolescente.
A escola surge, então, como um espaço de abertura para desenvolver um trabalho de apoio, discussão e esclarecimento das questões apresentadas nesta fase da vida humana.

Família e escola, sozinhas, muitas vezes não conseguem solucionar problemas comuns a esta fase de desenvolvimento. Mas a partir do momento que se rompe a dualidade e volta-se para o triângulo Família X Escola X Aluno, o caminho se faz mais suave e saudável, auxiliando o jovem não só em suas escolhas, mas também em sua formação enquanto cidadão.


"Ao pé do ouvido"



Ao observarmos a realidade do nosso mundo atual, podemos perceber que muito se tem perdido do sentido de criação e valorização da pessoa humana.
O tempo urge!...e as pessoas não possuem mais disponibilidade de buscar seu crescimento pessoal. Para que a luta pela sobrevivência continue, o profissional e a informação precisam ser os motores principais. Analisar as demandas dos adolescentes e o seu papel no mundo é reconhecer a importância de ações que transcendam e possam complementar sua formação humana e ética.


" Aqui se estuda...aqui se aprende! "



Tendo em vista a preocupação comum nas Instituições Educacionais atuais, de um melhor rendimento e aproveitamento escolar, buscamos realizar um trabalho direcionado aos educandos que apresentam ou possam apresentar baixo rendimento ou qualquer dificuldade nesta área.
Sabemos que grande parte dos educandos desconhece os modos adequados de estudar ou não sabem distribuir melhor seus esforços e energias para tal.
O processo do aprendizado permanente deve ser eterno.
Enfim, saber estudar é sinônimo de saber buscar uma vida com mais qualidade.

Programa de Orientação profissional





A escolha de uma profissão é uma necessidade. O momento desta escolha coincide justamente com a fase de desenvolvimento humano na qual o jovem está se redescobrindo, definindo sua identidade.
A cada dia que passa percebemos que este jovem tem mais e maior dificuldade em fazer suas opções.
O trabalho de Orientação Profissional se faz necessário visando a facilitar o momento de escolha para auxiliar a compreensão da situação específica da vida de cada um.


Treinamentos & workshops
Motivação


" Motivação não é sinônimo de transformação, mas um passo em sua direção."(Lourenço Neto)



O professor do futuro e o professor de hoje




"Um professor sempre afeta a humanidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina.” – (Henry Adams)


Dinamizando grupos – o uso de jogos, vivência e dinâmicas



Cuidar de quem cuida


Photobucket


"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma.
Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.
Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado.
Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.
Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada.
De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa:
"Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura.
Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer.
Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver.
E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus, que significa terra fértil".

(O Mito do cuidado – Fábula de Higino é uma excelente forma de compreender porque o cuidado é essencial em nossos dias.)


Qualidade de vida x Gestão de Pessoas



Photobucket

Hoje se fala muito em qualidade de vida e na manutenção entre o equilíbrio da mente e corpo .
Vivemos num mundo onde tudo contribui para uma vida em desarmonia e suas consequências negativas não tardarão.
O profissional vive sob contínua tensão, especialmente no trabalho, pois, além de suas habituais responsabilidades da vida, a alta competitividade exige aprendizado constante e novos desafios, como identificar novos caminhos que possam assegurar a sua melhoria na equipe de trabalho. Este tipo de desgaste a que estão expostos podem levá-los a ter emoções negativas, a se estressarem e podem inclusive fazer com que surjam diversas doenças laborais. Desta forma, percebe-se como de grande importância que o ser humano assuma e aceite que existe uma necessidade fundamental em sua vida: viver as suas emoções de forma positiva, propiciando-lhe o desejado bem estar!


Team work – a peça fundamental do dia-a-dia profissional



O Mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigindo novas posturas não só de futuros trabalhadores como dos que já possuem certa experiência profissional. O trabalho em equipe é que vem sofrendo grandes mudanças atualmente. Pela grande massificação do trabalho em grupo, percebemos que muitas vezes os indivíduos não sabem qual é a essencial diferença entre um grupo e uma equipe, e é importante ensinar e fortalecê-los para atuarem dentro desta nova realidade.


A arte de ser assertivo


“Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.E com confiança no que diz.” (Carlos Drummond de Andrade)

Ser capaz de concretizar seus desejos incluindo os desejos dos outros...isto é ser Assertivo.

Marketing pessoal



Photobucket


O grande desafio do Marketing é criar marcas fortes que atendam as necessidades e desejos do mercado, tanto no tocante a mercadorias quanto a recursos humanos. Praticar o Marketing Pessoal deve, desta forma, ser espontâneo. Deve ser a harmonia entre o “eu interior” com o “ eu exterior”.
O que e como fazer para que as pessoas nos escolham para fazermos parte da vida delas? Eis um grande desafio!

Todos os temas podem ser desenvolvidos in-company e personalizados de acordo com a necessidade de sua organização.
Outras informações: aguardo seu contato!